Tema e Conceito - Tassia Ribas

by 11:37 0 Pitacos



Seda, Poesia da Pele

“A atmosfera que te envolve atinge tais atmosferas, que transforma muitas coisas que te concernem, ou cercam... mas em ti, em algum ponto, há algo de muscular, de animal, carnal, pantera, de felino, da substância felina, de animal, de animalmente, de cru, de crueza, que sob a palavra gasta persiste na coisa seda.”
Como João Cabral de Melo Neto poetizou as texturas da seda no poema “A Palavra Seda”, esse projeto ressalta as faces desse nobre e delicado tecido. Ao se abrir para o mundo o bicho da seda revela o ouro do Paraná, o mais austero dos tecidos, que conquista a quem enaltece o melhor da moda. A proposta é ressaltar o formato do casulo, que rígido, se abre e conquista outras atmosferas: o movimento, a cor, a transparência e a densidade.
O conceito trabalha a estrutura do casulo, sua forma protetora de outras formas, assim como o bicho da seda o faz ao se fechar em torno de si para no futuro revelar seu tesouro. O corpo e a cabeça representam esse casulo e as mangas começam a revelar a cor e as densidades dos diferentes tipos de seda produzidos pelo fio.
O croqui comercial revela a leveza da seda surgindo nas mangas amplas, que fechadas em casulo se abrem e revelam a cor, o movimento leve e marcante desse nobre tecido. Casulos vazados cortados a laser mostram a tecnologia a favor do tecido, e os bordados nas mangas e no detalhe das costas denotam a delicadeza e o toque fino das produções com a seda.
Como o casulo se abre para outras atmosferas, o Paraná, maior produtor de casulos do bicho da seda pode ampliar seus horizontes de trabalho. A seda não é apenas um tecido fino, mas algo humano, que faz vibrar!