Diário de Finalista - Andrei Rufino de Lira

by 10:35 0 Pitacos

Curso o terceiro ano da graduação em Desenho Industrial com foco em Design de Moda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Esta é a terceira vez que envio meu projeto para o concurso, pude acompanhar minha evolução pessoal em função projetual ao longo destes três anos de graduação, a proposta apresentada intitulada INDIVIDUAL, carrega muito do que sou, da identidade que estou criando e dos estudos filosóficos e sociais que a moda pode oferecer para quem possui interesse, mais que um projeto de design, é um ensaio sobre a contemporaneidade. 

Este semestre estou com horários apertados e limitados, estou trabalhando muito e me esforçando muito em projetos pessoais, profissionais e da academia, sendo assim, não consultei e não me orientei com professores e/ou coordenação para a elaboração do projeto, muito embora, agora, onde o desafio é ainda maior, procuro ajuda para confecção do projeto e para utilização de maquinário de corte a laser, nunca antes usado.

Quando eu soube que fui selecionado, foi uma sensação única e indescritível, por ter conhecimento do concurso antes mesmo de entrar na graduação, enquanto estudava química na UTFPR, sempre quis participar e ter criações apresentadas no PCM, logo, a euforia fez parte das sensações sentidas. Pude compartilhar a alegria com amigos presencialmente e por telefone com minha família, assim como pude dividir com os amigos online nas redes sociais. No mesmo dia recebi o resultado positivo para uma grande mostra na área do EcoDesign pelo segundo ano consecutivo, o que resultou em um fim de semana de grandes comemorações. 

Sempre tive vontade de participar do evento, seja pela visibilidade regional ofertada ou então por me considerar um artista e designer paranista. Eu amo o Paraná e suas influências em minha personalidade, quero carregar isso sempre comigo, o amor pelo meu estado de origem. Este concurso diz muito sobre a moda local e as novas cabeças pensantes da área, logo, é um orgulho muito grande fazer parte da edição do ano de 2015, um ano de realizações. 

Como todo concurso que participo, procuro sempre aprender e acrescentar experiências aos meus projetos, pessoais, profissionais e acadêmicos. Espero que o concurso possibilite o crescimento individual, não só meu, mas de todos os participantes, já que o contato com outros aspirantes da moda sempre pode ser proveitoso. Que abra novas possibilidades de networking, em todos os âmbitos. Querendo ou não, o projeto que apresento é cheio de novidades profissionais, utilizarei técnicas antes não usadas por mim e tudo se consolidará através da experimentação. 



Hoje, felizmente, sou o designer responsável por uma marca Curitibana de Surfwear, Stay Irie, onde divido minha experiência na área com 4 sócios iniciantes no mercado fashion. Além disso, trabalho para o estado na Secretária da Fazenda Estadual. Já trabalhei na área de estamparia na Fábrica do Silk, localizada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba e na marca local de âmbito social, MOKO, situada em Curitiba. 

Sempre tive o sonho de ter um negócio próprio de moda autoral, mas é uma realidade além da minha, e eu tenho plena consciência disso, o que não significa necessariamente que deixo de acreditar no potencial de um negócio próprio. Por coerência profissional e auto conhecimento, acredito que seguirei carreira acadêmica, como tenho o feito desde o ensino médio, realizando pesquisas e iniciação científica, workshops sobre desenvolvimento de projetos, cursos criativos. A área que muito me interessa, além da projetual, é a sociologia e a antropologia aplicada dentro da moda, pretendo, a priori, ingressar no mestrado em educação e sociedade, sempre buscando atingir diretamente novas pessoas com o desejo de expandir-se. Em janeiro embarco para uma experiência no México, onde estudarei moda na Universidade de Gualadajara, e acredito que há muito o que se aprender e extrair dessa não tão distante experiência.