Tema e Conceito - Vanessa Amaral

by 10:13 0 Pitacos


A transformação do ciclo

A coleção Ceda à Seda é inspirada na transformação do bicho-da-seda à fibra têxtil. Adentramos nesta metamorfose  reveladora deste ciclo de vida e extraímos um conceito  transformador onde o processo natural ganha peso e se materializa de forma inusitada e surpreendente.  Diante dessa transformação surgem experimentações  que nos permitem  mergulhar nesta atmosfera e ver os processos e a evolução deste ciclo.

Esta transformação acontece naturalmente quando a larva libera uma secreção pela boca e faz movimentos com os fios envolvendo o seu corpo e formando assim o seu casulo, até a fase onde  nasce a mariposa. Nesse contexto a coleção se envolve em seu próprio têxtil, e a naturalidade dessa transformação se da através dos movimentos e da fluidez das peças, evidenciando suas formas e texturas. Assim a tecnologia toma posse desta matéria prima, passando pela tecelagem e transformando-a em fibra têxtil, denotando o mais belo e incomparável  têxtil, a seda.

O branco é clássico, neutro e único na paleta de cores, alterando seus tons através da transparência, que ganha efeito segunda pele, contracenando com peças mais elaboradas com texturas aplicadas, revelando assim o soft formal wear que traz uma alfaiataria moderna e desconstruída sobre shapes amplos, leves e fluídos, ganhando recortes reveladores e imprimindo sofisticação e elegância nas peças. Sua leveza contrasta com a aderência do neoprene, que recebe um toque estruturado diante das texturas e dobraduras apresentadas em detalhes, enaltecendo a seda como protagonista da coleção.