Tema e Conceito - Mariella Pilotti de Souza

by 10:41 0 Pitacos



INVERTEBRATUS

O tema e o conceito das criações aqui apresentadas têm como inspiração as quatro fases de vida do bicho da seda. Invertebratus (invertebrado) é apenas uma das características desse animal, pequeno, porém absurdamente importante, tanto para a história e para a indústria têxtil, como para a economia mundial, além de unir diversas famílias por meio do trabalho com a sericultura.

Do ovo à borboleta adulta, as características da roupa foram desenvolvidas e inspiradas em cada detalhe da metamorfose deste inseto, traduzida de maneira delicada e minuciosamente trabalhada nessas peças em forma de bordados, pregas, recortes e drapeados.

A cor branca predominante que faz uma ponte com os casulos de seda; as pregas definidas inspiradas nos desenhos das asas da borboleta; os formatos próximos à estrutura do corpo da crisálida; os bordados em paetês formando linhas orgânicas que imitam as da pele da lagarta; as miçangas lisas de diferentes tamanhos que demonstram a perfeição dos ovos, que logo virarão lagarta, e então casulo, crisálida e borboleta, para novamente percorrer todo o ciclo...

Tudo isso somado à suavidade e elegância da seda, de uma maneira ligeiramente peculiar e ousada, sem deixar de lado a feminilidade e sensualidade da mulher, colocando em evidência suas linhas e curvas, seja por meio da modelagem ajustada e trabalhada, ou pelas transparências utilizadas em diversas partes de ambos os looks.

Permita-me te convidar a dar um rasante em poucos minutos pelo mundo desse animal tão completo e precioso. Você não precisa ter asas! Apenas observe e deixe sua imaginação fluir, desfrutando dessa experiência.