Tema e Conceito - Dênis Martins de Oliveira

by 11:48 0 Pitacos


“Frutos dessa Terra, o filamento que constrói”

Visando enaltecer o polo produtor de seda do estado do Paraná, a inspiração para as criações vem da cooperativa Artisans Brasil, localizada em Nova Esperança, no Vale da Seda, a qual usa o fio de seda para produzir artesanato. A inspiração tem como referência esse trabalho manual. Ao valorizar a cultura regional e o uso desta na  indústria têxtil, especificamente no corredor da moda paranaense, tem-se um produto original e com valor agregado.
Assim como a lagarta produz seu casulo através do filamento continuo de Sericina e Fibroína, as artesãs usam do fio de seda rústico continuo para realizarem suas produções; visando esse processo construtor, através do filamento, o look conceitual traz uma capa/calda, elaborada em crochê com fios de Seda - Off White,  na qual as sobreposições dos pequenos apliques de crochê constroem uma nova trama; ao se desfazer a primeira imagem do look, tem-se então um vestido com calda, com partes vazadas, bordados em fios de seda e pedrarias de madrepérola em tons de violeta, fazendo uma analogia a cor da amora madura - fruto da arvore, cujo as folhas são alimento da lagarta, trazendo elegância, sofisticação e um toque de cor à seda pura; o tom violeta  se revela por meio das  pedras e fios também no colar,  agregando valor ao trabalho manual do crochê e dos bordados.
A visão comercial para a proposta pauta-se na elegância, sofisticação e usabilidade, trabalhadas no macacão pantalona, onde a  fluidez da seda traz movimento e feminilidade ao look. No decote, bem como na barra, encontram-se bordados em fios de seda com pedrarias, na costa tem-se uma trama de crochê sobreposta pela seda esvoaçante que parte do ombro; Arrematando o look, tem-se um maxi cardigan fluído sobreposto por um colar em fios de seda.