Diário de Finalista: André Felipe Acunha

by 11:23 0 Pitacos

Estou cursando o 6º período da faculdade (3º ano) em Desenho Industrial - Design de Moda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Apesar de toda a insegurança, esta é a segunda vez que me inscrevo para o concurso e também a segunda vez que sou selecionado. Confesso que não esperava pelo resultado por ter visto projetos incríveis que foram enviados além do meu.

Desta vez acredito que houve um desafio maior em desenvolver o projeto justamente pelo fato de querer superar em questões de qualidade o que foi apresentado na outra edição do concurso. Porém, isso é o que nos faz crescer como profissionais e o desafio se torna sempre um grande aprendizado.

Tive apenas duas conversas com um professor para orientação de tema e conceito do projeto. Quanto ao desenvolvimento do projeto em si, desde ao texto de inspiração aos croquis, não houve orientação. O mais legal é que agora no desenvolvimento do projeto alguns professores estão orientando as construções dos looks.

Quanto à sensação de ser selecionado, confesso que foi extremamente emocionante! Não pude ver o resultado assim que saiu, mas quando cheguei em casa uma amiga e um professor me deram a notícia on-line e foi só amor e alegria. Chorei bastante (como sempre), liguei para os familiares e estou me sentindo muito feliz por poder participar novamente.

Resolvi participar do evento, principalmente pela experiência. Às vezes temos sonhos e queremos coloca-los na passarela, acredito que os concursos são a melhor forma de realizar isto, pois podemos fazer um trabalho autoral e conceitual, além de ter a liberdade de poder inovar e experimentar novos materiais, formas e modelagens que talvez no mercado não iremos ter.

O que eu espero que o concurso possa me proporcionar, essencialmente, é que todos os resultados obtidos no concurso sejam transformadores e me façam crescer como indivíduo, junto a isso, adquirir novas habilidades com pessoas que estão trabalhando comigo no desenvolvimento do projeto e também compartilhar meus conhecimentos. No final, espero absorver e discernir com sabedoria tudo isso.  

Ainda não estou estagiando. Estou focando meu tempo em iniciação científica, projetos da universidade e pessoais e direcionando bastante minhas ideias para o trabalho de conclusão de curso que está chegando.

Meu plano e sonho maior de realização pessoal estão em empreender uma marca própria ou coletiva com pessoas que partilham do mesmo objetivo, baseada nos conceitos do slow-fashion e ecodesign, visando assim o cuidado e carinho do trabalho feito à mão, valorizando materiais e profissionais locais. Paralelamente a isso, pretendo continuar com a carreira acadêmica e atuar como docente e pesquisador, com um possível mestrado e doutorado que envolva planejamento e desenvolvimento de projetos e também teoria e história da moda, buscando sempre o equilíbrio espiritual e o compartilhamento de experiências e ideias no meio acadêmico.