Diário de Finalista - Alberani Conceição

by 10:40 0 Pitacos

Atualmente estou cursando o 5º período do curso de Tecnologia de Design de Moda da UTFPR em Apucarana e essa foi a primeira vez que me inscrevi no Concurso, mas já o conhecia faz dois anos. Só agora resolvi me inscrever, por acreditar que  diante do conhecimento adquirido na UTFPR alcancei os saberes necessários para cumprir com as exigências que pede o estimado evento. 

Recebi  a notícia de que eu estava na final de  um professor, foi indescritível! Eu quase não acreditei. Precisei conferir no site e no facebook. Fiquei muito emocionado mesmo. A sensação de responsabilidade de estar representando a UTFPR traz um misto de emoção entre o prazer e a tensão da incerteza, do desconhecido.  Essa classificação significa muito na minha vida.

Costumo dizer aos meus colegas que ser aluno é nobre, mas participar de um concurso e possivelmente estar entre os primeiros é receber um certificado de nascimento como Design de Moda. Assim, minha maior intensão com esse concurso é homenagear todos os meus mestres que deliberam uma energia tal para nos lapidar com tanta garra, vontade e amor à profissão. Ver o brilho nos olhos deles ao perceberem que o trabalho docente está se refletindo nos anseios dos alunos em explorarem o que aprenderam, é emocionante.

Por estarmos no corredor da Seda, participar desse concurso trará inúmeros benefícios para minha carreira. Primeiro deles, é o fato de estar no celeiro de grandes designers em formação, de instituições de alta credibilidade e de indústrias do ramo da moda no Brasil. Participar desse concurso é deixar de ser apenas um aluno de moda, é concretizá-la através do projeto um sonho de poder solucionar questões (tais quais: higiene, comunicação, desconforto, pessoalidade, ecologia, etc) nas vestimentas das pessoas.

Não trabalhei ainda no setor de confecção, mas estou estagiando numa empresa chamada Fator 8, onde faço modelagem de bonés. Comecei faz pouco tempo e está sendo uma experiência engrandecedora.

Os meus planos para minha carreira depois de formado são: ingressar num mestrado, e se possível, fazer parte dele fora do país, para agregar maior riqueza intelectual ao projeto. Já estou em fase de pesquisa sobre mestrados no CE, RJ, SP e RS; abrir o meu atelier; e começar a escrever um livro relatando a caminhada que tracei para superar as barreiras educacionais e me tornar um profissional respeitado e de credibilidade no mundo da moda.  Num plano posterior, estão: ingressar no doutorado; ter minha própria marca; lecionar em alguma universidade brasileira ou europeia  e ministrar palestras no ramo da moda e da Ciência do Sucesso.