Diário de Finalista: André Felipe Acunha

by 10:10 0 Pitacos

Atualmente estou cursando o 4º período (e segundo ano) da graduação em Desenho Industrial com habilitação em Design de Moda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.
Esta é a primeira vez em que me inscrevo para participar do concurso. Mesmo estando de olho nas inscrições da edição passada, a insegurança falou mais alto, porém esse ano a vontade em participar era bem maior que a insegurança, resolvi me inscrever e se entregar de vez para o concurso.
Quero agradecer imensamente as professoras Lilian Veiga e Carla Bento, que atuam nas disciplinas de costura, modelagem plana e moulage. O apoio e incentivo que recebi foi enorme, pois além de passaram um pouco de suas técnicas, conhecimentos e dicas de livros, não me deixaram ficar louco sozinho. Agradeço também a PUCPR e sua infraestrutura por oferecer os laboratórios de modelagem, costura e tecnologia têxtil, onde pude usá-los em diferentes horários conforme eu precisasse e também a coordenação do curso por todo incentivo e entusiasmo para que os alunos participassem do concurso.
Confesso que não esperava nem passar da pré-seleção feita pela universidade, quem dirá ser um dos finalistas. No momento em que li meu nome no site, fiquei em êxtase! A felicidade foi tanta que sai correndo pela casa e comecei a chorar sem parar, pois por incrível que pareça, a emoção em saber que seu trabalho foi escolhido para estar em um concurso com um nível desses é realmente indescritível.
Anteriormente já havia participando do Concurso Novos Talentos em Moda da PUCPR e BRALIA - Ecofashion, fora muitos outros que me inscrevi, experiências que me fizeram refletir a importância em se participar de concursos de incentivo a novos designers de moda, pois apesar de todas as dificuldades e obstáculos que encontramos no caminho, são estes concursos que nos fazem acreditar e melhorar cada vez mais o nosso trabalho. Logo, quando soube da existência do Paraná Criando Moda e que a proposta era exatamente essa: incentivar novos talentos da moda paranaense, resolvi me inscrever para incrementar minha experiência de vida, tanto na realização pessoal quanto profissional, desde a parte de envolvimento e dedicação com meu trabalho, mesmo que paralelamente esteja desenvolvendo outros grandes projetos para a universidade e com o coração a mil, até a parte de colocar em prática o dom que nós designers de moda temos que ter: encontrar soluções para problemas ou situações inesperadas em um curto prazo de tempo, pois apesar de toda correria, cansaço, pouco recurso e noites sem dormir, a sensação que você tem ao ver sua criação é totalmente de satisfação e que tudo aquilo valeu a pena.
Acredito que o concurso já tem ajudado muito em minha carreira, pois em todo processo de confecção e execução das roupas e acessórios adquiri uma aprendizagem demasiadamente grande em novas técnicas de modelagem e montagens de peças que não são tão comuns e fáceis, um conhecimento maior sobre tecidos e diferentes meios de se modificar um tecido, a importância dos aviamentos e acabamentos no vestuário e principalmente em como dar o melhor de mim e administrar melhor o meu tempo, tudo isso devido a grande experiência em se participar do concurso. Por isso digo para mim mesmo, a meta maior já foi atingida, que o concurso pudesse servir como impulsionador em meu conhecimento sobre vestuário. É claro que não posso deixar de lado a visibilidade que o concurso traz para todos os finalistas, pois é nessas horas que um grande número de pessoas passam a ter um conhecimento sobre você e seu trabalho e isso ficará registrado em seu portfólio.
Infelizmente ainda não trabalho na área. O turno da faculdade e os projetos que exigem muito de mim. Entretanto, a vontade  e anseio de aprender cada vez mais é muito grande, e acredito que um estágio na área me deixaria bem mais próximo da realidade, então, estou a procura de um estágio.

Quero continuar com a minha formação acadêmica, com pós-graduação/mestrado/doutorado e atuar como docente e pesquisador em disciplinas que envolvam o planejamento e desenvolvimento de novos projetos de produtos de moda, e também aquelas com enfoque em história e teoria da moda, cultura e sociedade. Paralelamente a isso pretendo atuar na área de pesquisa/criação/planejamento de alguma marca ou empresa e com muita determinação e empreendedorismo, lançar a minha própria visão de mundo no mercado, sem deixar de pensar em público-alvo, design e inovação.