Diário do Finalista: Liliam Gonçalves

by 11:14 0 Pitacos
  


Foi com muita felicidade que recebi a notícia de que eu estava entre os finalistas para o concurso. Ainda mais por ter sido o primeiro concurso ao qual me inscrevi. Por isso, uma dica importante para todos que sentem vontade de participar de qualquer concurso que seja, é tentar! Vale muito a pena passar por tudo isso: desde a seleção  até colocar a sua ideia e o seu conceito em prática, quem dirá o dia do desfile, que é a concretização e realização de sua criação.

Após o resultado, vem a responsabilidade de realização do projeto e confesso que essa foi a parte mais difícil para mim! Com prazos e normas determinadas você precisa encontrar alguém que passe a sua ideia para o real, do jeito certo e impecável. Acordar no meio da madrugada pensando se tudo dará certo, acredito que é comum, em uma situação como essa.

E a correria em busca do material certo, da forma de se fazer certo, dos detalhes, dos acessórios, não deixam seu pensamento ir para outro lugar a não ser as fases do concurso.



Tive muito apoio da minha minha família e das minhas professoras da faculdade. No que precisei todos estavam prontos para me ajudar e me dando muita força.  O apoio nessa fase é fundamental porque você foca somente no seu objeto, que é o de realizar e concluir o projeto. E também a equipe da Sindvest é muito profissional, suprindo os anseios, dando muita segurança e suporte e muito ânimo para a participação.

Estou no último período de Design de Moda da Faculdades Integradas Camões. Mais do que uma paixão, acredito muito quando as pessoas são predestinadas para algo. É aquilo que você pensa, que você sente, que te orienta para trilhar o dia-a-dia, que te dá um sentido de vida, que te faz feliz e completa… Nunca me imaginei em outra carreira que não fosse a de moda. Desde pequena já sabia qual era a minha vocação.


A minha inspiração para o concurso foi buscar os aspectos marcantes da cultura da Itália. E por esse caminho da pesquisa, surgiram dois antagonismos que são marcos desse país: o Renascimento (com sua arte e História) e a Religião (epicentro do catolicismo). Dois paradoxos, tão opostos e tão presentes na Itália. Para a releitura “À Moda da Casa”, como era pedido, utilizei aspectos tradicionais da cultura brasileira como os processos manuais e artesanais, como os bordados em renda de frivolitê (que está quase extinto) e a ideia do tricot. Além de trazer a ideia dos processos manuais e tradicionais da cultura brasileira tanto a modelagem quanto a padronagem do tricot foram inspirados na arquitetura do Renascimento, que trouxe de volta a estética da antiguidade clássica (greco-romana). A inspiração é na Basílica de São Pedro, que engloba bem esse paradoxo.

 Está sendo maravilhosa essa experiência. Uma experiência de muito valor para ser levada junto a mim nesse caminho que eu escolhi trilhar.

Boa sorte a todos! Todos somos vencedores!