Diário do Finalista: Debora Altini

by 19:10 0 Pitacos



Tenho 28 anos e sou estudante do curso de graduação de Design de moda do Senai de Curitiba. Trabalho no setor de moda e confecção desde os 18 anos, e sempre procurei me aperfeiçoar e buscar novas experiências, e foi assim que conheci o concurso Paraná Criando Moda.

Quando vi que a temática deste ano era: Itália á moda da casa, tive um ataque de euforia quase inexplicável. Somente o pensamento de poder unir as minhas duas paixões: a moda e a cultura italiana me motivaram  tanto que  decidi instantaneamente participar do concurso deste ano.

O processo foi realmente uma experiência única e inigualável. Acabei de voltar para o Brasil depois de 8 anos trabalhando e estudando moda na Itália, e poder transmitir todos os conhecimentos que adquiri sobre a cultura italiana em um projeto foi uma experiência realmente fantástica.


Como foi a primeira vez que eu me escrevi no concurso vocês realmente não podem imaginar o misto de emoção, orgulho, nervosismo e ansiedade que senti no momento  que vi o meu nome na telinha do computador junto aos outros finalistas deste ano. Por natureza sua uma pessoa um pouco ansiosa, e sofro por antecedência, passados os primeiros minutos de euforia começaram instantaneamente todas as incertezas e inseguranças relacionadas a realização efetiva dos looks, a gestão do budget para a produção, e o cronograma de entregas.


Neste momento, a universidade e os professores tiveram um papel fundamental. Da mesma forma como as palavras de apoio das colegas de universidade, a compreensão do meu marido e a motivação dos meu pais foram de vital importância nos momentos mais difíceis e frenéticos desse processo.

 Até agora todo esse exercício de gestão do tempo e dos recursos disponíveis foram um aprendizado sem igual para a minha formação. Até mesmo as muitas vezes fiquei acordada de madrugada olhando para o manequim de moulagem, chorando tentando solucionar um problema de modelagem ou de acabamento foram um grande aprendizado pessoal.                            

Sem falar de todos os finais de semana que se transformaram  em um full time de pilotagem das peças, onde cada solução encontrada para problemáticas  como: a modelagem, o corte e acabamento de materiais tão delicados como o tule, a renda e o veludo eram vistos como uma grande e inestimável vitória.

Com certeza posso afirmar  que está sendo um enorme aprendizado, sem falar que  quando  se consegue solucionar  um desses enigmas de como realizar fisicamente as texturas e os detalhes de uma peça  representada graficamente  você sente uma sensação imensa de alívio, satisfação e alegria.  
                                                                                                    
Nestes momentos todas as suas inseguranças, preocupações e todas as noites de sono perdidas se transformam em um grande  sentimento de comoção. É realmente muito emociante ver o resultados de uma peça que você  mesmo desenvolveu, modelou, cortou e costurou enfim  pronta e finalizada.

Sem dúvida nenhuma todas as dificuldades e o stress são recompensados por uma sensação única de alívio, de orgulho e de satisfação. Por isso, independente do que acontecer, o que resta é a sensação de dever comprido e de uma realização pessoal indescritível.

Por fim, acredito que esse exercício contínuo de superação e esse enorme aprendizado são realmente uma grande oportunidade de adquirir mais experiência, conhecimento e aperfeiçoamento.