Uma experiência incrível

by 14:32 0 Pitacos
Vencedora da 14ª edição do Paraná Criando Moda, Nayara Costa, hoje designer de moda na Fenske Couros, avalia como “incrível” a experiência de ter participado do concurso. Ela conta que desejava participar há algum tempo, mas sempre deixava para uma próxima oportunidade. No ano passado, no entanto, como o tema envolvia a seda, um material que a atrai bastante, ela viu a oportunidade que esperava.
A partir do momento que tomou a decisão, começou a fazer uma pesquisa muito profunda sobre o assunto. “Eu comecei a fazer uma pesquisa muito grande, procurei uma amiga chinesa e a mãe dela me ajudou a buscar sites e histórias chinesas sobre a origem da seda e a traduzir algumas informações. Até que cheguei a uma lenda sobre como surgiu o bicho da seda, que não havia sido explorada. Isso foi me dando uma linguagem para trabalhar, que eu consegui transformar em um painel imagético”, conta.


Ela explica que usou a metodologia que aprendeu na faculdade para desenvolver o projeto. “Em todos os meus projetos eu procuro aplicar o que eu aprendo na faculdade e comecei a fazer uma pesquisa de materiais. Eu não quis trabalhar com uma gramatura de seda só. Há uma diversidade de espessuras e quis explorar isso. Como eu queria falar de natureza, eu contrapus a leveza do tecido com couro e comecei a experimentação, vendo o que funcionava ou não”, conta.
Nayara também narra que buscou formar todo o conceito, produzindo a maquiagem, sapatos e acessórios que a ajudassem a falar sobre o tema. Todo esse esforço a levou a ser vencedora da edição.
Hoje, contratada pela empresa na área de couro da qual adquiriu parte da matéria-prima usada em seu projeto, ela vê a importância da participação no concurso. “A gente se enxerga melhor depois que participa do concurso. Independente da opinião das outras pessoas, é você defendendo, acreditando no seu projeto. Eu aconselho todos os estudantes a participarem porque é uma experiência incrível”, afirma.
Além do ganho pessoal, Nayara também destaca que o concurso ajuda a dar corpo à moda paranaense. “Nós mostramos que temos condições de não ser só chão de fábrica, mas de fazer uma roupa bonita, uma roupa com pesquisa, com projeto, que realmente funcione e que traduza o conceito de moda”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fiep - Boletim da Indústria