Tema do concurso Paraná Criando Moda faz convite à inovação e versatilidade

by 11:20 0 Pitacos
Dança Urbana - Theatrum mundi, tema da 15ª edição do concurso Paraná Criando Moda é bastante instigador e dá inúmeras possibilidades criativas aos estudantes e profissionais que desejam participar da mostra. A iniciativa do Sindvest Maringá visa reconhecer a inovação e celebrar a criatividade dos profissionais, que encontram soluções surpreendentes para cada tema proposto.
As inscrições para o concurso podem ser realizadas até o dia 14 de setembro e o resultado com os finalistas será divulgado no dia 18 do mesmo mês. O desfile que anunciará os vencedores está previsto para 26 de novembro. Conheça o regulamento neste site.
De acordo com a gerente do Sindvest Maringá e membro da comissão organizadora do concurso, Rosangela Correa, a palavra-chave para quem deseja participar da iniciativa é inovação. “A proposta é que os alunos trabalhem a questão dessa dança na qual as pessoas estão inseridas 24 horas. Uma palavra importante também é mutação. Como o corpo humano já está definido, se espera que essa mutação, que essa adaptação, se dê pela roupa, como uma extensão do ser. Isso envolve a capacidade de se adaptar a diferentes modalidades de transporte, às atividades urbanas e à flexibilidade. Hoje, alguém que trabalha no mundo corporativo sai do expediente para participar de um evento social, por exemplo. Ela quer ter muito próximo dela essa possibilidade de transformação do look”, explica.
“Em suma, estamos buscando responder como aliar a estética ao conforto e à praticidade para as atividades cotidianas nessa dança que é a vida urbana”, complementa a gerente.
Para a consultora de Moda e Design do Espaço Moda do Senai Maringá, Sabrina Levinton, o concurso traz realmente a necessidade de compreensão do contexto social. “A moda sempre busca gerar no indivíduo um sentimento de pertencimento, a sensação de estar inserido no coletivo, e ao mesmo tempo a moda é uma expressão individual de cada um”, ensina.
“O que se espera desses trabalhos é que exista uma conexão entre a moda que eles vão propor e a nossa sociedade, com o que está ocorrendo em nosso contexto social. Essa ocorrência pode ser em termos de mobilidade urbana, novas tecnologias, responsabilidade social e ambiental e tantos outros aspectos. Mas, para produzir um bom projeto, é preciso entender o público e considerar para quem ele está criando esse produto. Quais são as necessidades desse público? O que é prático para ele?”, explica a consultora.
Para Sabrina Levinton, o desafio maior para os participantes desta edição do concurso é trabalhar com informações conectadas. “Desde o mercado atual, o contexto social, o clima e todos os fatores que envolvem o projeto e escolher entre as infinitas possibilidades de materiais, costuras e recortes para que esses fatores no todo possam representar uma proposta que represente o pertencimento a esse coletivo e possibilite a expressão individual”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fiep - Boletim da Indústria