Tema e Conceito - Emmanuele Bretas

by 10:32 0 Pitacos

Meu tema teve como ponto de partida a quinta lua do gigante gasoso Polyphemus, também conhecido como Pandora.
Um lugar mágico, misterioso e cheio de cor. Pandora é o lar dos humanóides Na'vis, e também de uma rica e diferente fauna e flora, onde podem ser encontradas magníficas plantas bioluminiscentes que interagem com seus habitantes, como Eywa a deusa da vida, (uma enorme e fantástica árvore repleta de franjas que formam uma vasta rede neural que abrange toda a superficie lunar, conectando todos os seus habitantes). 
 Inspirado em suas franjas, o macramê traz de forma trabalhada a simbologia desta importante conexão. Outra peculiar planta deste mundo é a 'Helicoradium spirale, um tipo de zooplanta sensível que responde ao toque, enrolando-se de modo que a única grande folha já não fique exposta a qualquer herbivoro que poderia comê-la.
Suas folhas texturizadas e assimétricas foram representadas através da rica contrução de shapes feitos com seda. O trabalho com este material enaltece a construção, dando beleza e qualidade à peça, que em conjunto com o macramê criaram um look tão lúdico, quanto a sua inspiração.