Regulamento 14ª Edição Paraná Criando Moda

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                                                             REGULAMENTO
14ª Edição


1.      COMISSÃO ORGANIZADORA
Comissão composta por representantes do SINDVEST. Compete a esta Comissão idealizar, realizar, estruturar, divulgar e fornecer informações a cerca deste Concurso.

2.      PARTICIPANTES
Podem participar escolas, faculdades e universidades, de nível técnico e graduação de quaisquer instituições de ensino paranaense, que ministram cursos nas áreas de Moda.
A instituição de ensino poderá participar com até 03 (três) projetos, sendo cada proposta de um aluno, com idade mínima de 18 anos, matriculado regularmente em cursos nas áreas de Moda. Os projetos passarão por uma banca de seleção que irá escolher ao menos um projeto de cada instituição, desde que esteja dentro dos parâmetros atribuídos por este regulamento. A instituição de ensino é responsável pelos projetos enviados, bem como, por garantir a autenticidade dos mesmos.
Os participantes que promoverem qualquer tipo de fraude serão eliminados do concurso, podendo ainda responder às ações nas áreas cíveis e criminais.
Contestações sobre as propostas inscritas só serão aceitas se realizadas formalmente, com a identificação do autor, até quatro dias antes do desfile final.

3.      TEMÁTICA

Ceda à seda
Esta edição propõe enaltecer a seda, mais nobre das fibras têxteis e reconhecida em todo mundo pela sua sofisticação. A quebra do paradigma de que o custo elevado do tecido impede sua utilização por pequenas e médias empresas é um dos vetores a serem trabalhados, pois o evento pretende sensibilizar os empresários e criadores para a "adoção" da seda em suas coleções, como forma de fornecer à industria de confecção paranaense a diferenciação necessária, agregando valor às marcas e à reputação de alta qualidade da confecção paranaense. Colaborando assim, para o fortalecimento da imagem da confecção do Paraná em diferentes partes do Brasil e do mundo. O Paraná tem algo único em relação à seda: é aqui, no noroeste do Estado, que se encontra o Vale da Seda – a região que mais produz seda em todo o Ocidente.  

4.      PROJETO
Os projetos deverão ser originais e inéditos. Isto é, todas as peças que compõem os looks deverão ser criadas pelos participantes e não poderão ter sido utilizadas anteriormente.
Todo o projeto deve ser apresentado em prancha de papel panamá ou qualquer outro papel com gramatura superior a 350 g/m2, em formato A4 (21,0cm x 29,7cm) e deverá conter: 1 (uma) prancha para “Tema e Conceito”, 1 (uma) prancha para “Cartela de Cores, Tecidos e Materiais”, 1 (uma) prancha para o “Croqui Conceitual” e 1 (uma) prancha para o “Croqui Comercial”. Totalizando quatro pranchas.
Os projetos deverão ser desenvolvidos considerando os seguintes critérios:
4.1  Tema e Conceito do Projeto Desenvolvido
            Deverá ser entregue um texto, justificando a proposta, desenvolvido entre 250 e 300 palavras, em fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5.

4.2  Cartela de Cores, Tecidos e Materiais
            De acordo com o tema desta edição, todos os projetos deverão ser desenvolvidos utilizando a seda (veja item 4.2.1), que deve corresponder a 80% dos tecidos usados na produção dos looks. Além deste, podem ser utilizados outros tecidos, materiais e aviamentos que deverão ser representados e identificados.

4.2.1 Seda
Os alunos deverão, obrigatoriamente, utilizar tecidos em seda em suas produções, que deve corresponder, no mínimo, a 80% da proposta. Para isto, o evento irá disponibilizar o total de até 10 (dez) metros do tecido para cada finalista, da seguinte maneira: o estudante poderá utilizar a metragem total (de até dez metros) em tecido liso off-white ou divido com opções coloridas e estampadas, desde que cada uma não ultrapasse a medida de cinco metros cada. Isto é, podem ser escolhidos mais de um tipo tecido em seda, contanto que o montante final some até 10 (dez) metros. As amostras dos tecidos disponíveis serão encaminhadas para as instituições de ensino e os alunos deverão incluir as referências dos tecidos escolhidos, bem como a metragem a ser utilizada de cada um de acordo com os croquis apresentados.

4.3  Croquis
            O projeto deve conter duas propostas, sendo um croqui conceitual e um croqui comercial, cada um apresentado em prancha individual.
            Os croquis deverão ser apresentados em frente e costas. Serão aceitos croquis desenvolvidos em softwares gráficos ou desenho manual. Entregar somente cópia colorida de boa qualidade, o original deverá permanecer com o candidato.
            Considera-se conceitual e comercial as seguintes definições:
·         CONCEITUAL: Essência da coleção. Reflete a fonte de inspiração da pesquisa realizada.
·         COMERCIAL: Releitura da “Conceitual”. Peças passíveis de reprodução em série e usuais.
                                   
5.      ENTREGA DOS PROJETOS
A entrega dos Projetos deverá ser realizada pela instituição de ensino que o aluno está matriculado, que enviará o projeto de cada participante considerando os seguintes critérios:
a)      01 (um) projeto finalizado (conforme item 04 desse regulamento) dentro de um envelope aberto de formato compatível, sem qualquer tipo de identificação.
b)      Anexar o formulário de inscrição corretamente preenchido junto à documentação solicitada em um envelope separado, lacrado, sem nenhum tipo de identificação, que deve ser colocado dentro do envelope com o projeto finalizado.

6.      FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
O formulário de inscrição está disponível no site do Concurso www.paranacriandomoda.com.br. Para a inscrição ser válida o aluno deverá preencher corretamente todos os campos do formulário e anexar cópias do RG, CPF e Certidão de Matrícula.

7.      INSCRIÇÕES
Os projetos deverão ser entregues ou enviados para o SINDVEST, no dia 08 de setembro de 2014. Não serão aceitos projetos fora dessas datas.
a)      Em caso de projetos enviados pelo Correio, estes devem ser postados via SEDEX e a data de postagem deve estar dentro do prazo de entrega (08 de setembro de 2014).

8.      IDENTIFICAÇÃO DOS PROJETOS
No ato da inscrição, a Comissão Organizadora entregará à instituição um protocolo confirmando a entrega dos projetos.
No caso de inscrições enviadas via Correio, deverá constar um envelope com o endereço do remetente, devidamente selado para que o mesmo possa receber o protocolo via Correio.

9.      BANCA DE SELEÇÃO
Uma Comissão Técnica formada por profissionais da área de moda irão avaliar as propostas e selecionarão os projetos que irão se apresentar no desfile final. Esta Banca tem autonomia para escolher entre 10 e 12 finalistas. A Banca de Seleção levará em consideração os Critérios de Avaliação citados abaixo. Contudo, a decisão deste grupo é soberana, sem que seja devido qualquer tipo de explicação ou indenização.
9.1   Critérios de Avaliação
a)      Fidelidade ao regulamento;
b)      Coerência entre tema e proposta;
c)      Qualidade de apresentação da proposta;
d)      Grau de Criatividade e Inovação;
e)      Viabilidade de Confecção dos looks;
f)       Usabilidade das peças comerciais;
g)      Qualidade da pesquisa realizada.

10.  DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS
A comissão organizadora divulgará o nome do finalista e da instituição de ensino que ele representa no dia 12 de setembro de 2014.

11.  ENVIO DOS TECIDOS EM SEDA
             A Comissão Organizadora do Concurso encaminhará ao coordenador (a) de cada instituição de ensino, com aluno selecionado, os tecidos em seda de acordo com a proposta apresentada pelo finalista.
            Os tecidos serão encaminhados dentro de um prazo de até 10 dias após a divulgação dos finalistas. 

12.  ENTREGA DOS PROJETOS FINALIZADOS
            Cada finalista confeccionará as 02 (duas) propostas, correspondendo a 01 look conceitual e 01 look comercial. A confecção dos looks é de total responsabilidade do candidato e da instituição de ensino que representa, devendo corresponder fielmente à proposta apresentada em papel.
            A Comissão Organizadora do concurso disponibilizará R$ 300,00 (trezentos Reais) para cada participante classificado a título de colaboração nas despesas. O valor será entregue aos participantes no dia 27 de novembro de 2014.
Os looks confeccionados, incluindo todos os acessórios (sapatos, chapéu, peruca, etc), deverão ser entregues no dia 17 de novembro de 2014 para a realização da Banca Técnica. Em caso de propostas enviadas pelo Correio, deverá ser feito via SEDEX e a data de postagem deve estar dentro do prazo de entrega (17 de novembro de 2014).
Não serão aceitas as propostas incompletas ou fora da data estipulada para entrega, estando estas desclassificadas.

13.   BANCA TÉCNICA
A Banca Técnica será composta por 05 (cinco) profissionais que formarão uma nota de caráter técnico que será somada à nota da Comissão Julgadora no dia do desfile. Esta banca será composta por profissionais das áreas de Moda, Design e Confecção entre outros. A Banca Técnica é soberana, não cabendo qualquer recurso ou impugnação às suas decisões.
13.1 Critérios de Avaliação
a)      Qualidade do acabamento;
b)      Coerência entre a proposta original e os looks confeccionados;
c)      Harmonia entre as peças;
d)      Ergonomia e Modelagem;

14.         COMISSÃO JULGADORA
            A Comissão Julgadora será formada por até 5 (cinco) jurados, escolhidos pela Comissão Organizadora, entre jornalistas, profissionais da moda e formadores de opinião.
 Compete a esta Comissão classificar, por meio de notas e critérios pré-determinados as propostas apresentadas pelos finalistas durante o desfile final. As notas da Comissão Julgadora serão somadas às notas da Banca Técnica, classificando, assim, os 03 (três) vencedores do concurso, compreendendo primeiro, segundo e terceiro lugar. A Comissão Julgadora é soberana, sendo certo que da sua decisão não caberá qualquer recurso ou impugnação.

Critérios de Avaliação
a)      Qualidade da apresentação;
b)      Criatividade;
c)      Adequação ao tema;

15.  PREMIAÇÃO
1.º Lugar: Troféu / R$7.000,00 / Certificado de participação;
2.º Lugar: Troféu / R$5.000,00 / Certificado de participação;
3.º Lugar: Troféu / R$3.000,00 / Certificado de participação;

16.  CALENDÁRIO
Etapa
Período
Horário
Entrega de Trabalhos
08 de setembro de 2014
8h às 12h
13h30 às 17h
Banca de Seleção
12 de setembro de 2014
8h à 12h
Divulgação dos finalistas
12 de setembro de 2014
17h
Entrega dos Looks confeccionados
17 de novembro 2014
8h às 12h
13h30 às 17h
Banca Técnica
21 de novembro de 2014
13h30 às 17h30
Desfile, Avaliação Final e Premiação.
27 de novembro de 2014
20h



17.  CONSIDERAÇÕES FINAIS
a)       Os projetos inscritos não serão devolvidos.
b)       Os looks dos três primeiros colocados ficarão em posse do SINDVEST.
c)       A comissão organizadora se reserva o direito de realizar exposições em locais públicos, bem como fotografar as propostas, utilizando-as em materiais gráficos promocionais, em publicidade ou em qualquer forma de divulgação.
d)       Serão desconsideradas e desclassificadas as inscrições ou projetos que não estiverem de acordo com este regulamento.
e)       Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
f)        Não serão aceitas inscrições de pessoas envolvidas na Comissão Organizadora.
g)       As decisões da Comissão Organizadora são soberanas e não são passiveis de recurso.

h)       No ato de inscrição deste Concurso, os candidatos confirmam a compreensão e aceitação de todos os termos e condições deste Regulamento.