Diário de Finalista - Gustavo Henrique Domingos das Neves

by 11:41 0 Pitacos




Estou no quarto ano de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina.

Essa é a primeira vez em que envio projeto para o Paraná Criando Moda. Porém já participei de outros concursos de moda voltados para estudantes e suas instituições. A maior diferença entre essa vez e as anteriores é o volume de projetos em andamento que estão sendo administrados. Pelo momento acadêmico que me encontro, preciso conciliar o Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado e o Concurso, o que requer uma gerência mais apurada e maior organização.

O projeto foi desenvolvido de forma autônoma. Num primeiro momento, a universidade apoia no sentido de divulgação do edital e estímulo à participação. Antes de serem enviados à organização do concurso, os trabalhos pré-selecionados pelo colegiado do curso, passam por uma consultoria, na qual são feitas algumas sugestões que visam aprimorar as propostas. Esses apontamentos com certeza engrandecem o trabalho e contribuem para um melhor resultado.

A sensação de ser finalista é extraordinária.  A euforia se mistura com a ansiedade e um turbilhão de coisas passa à cabeça. Quando conferi o resultado, estava no estágio e, com os meus colegas, compartilhei essa notícia. É emocionante ver seu nome entre os escolhidos e ter tão próxima a oportunidade de materializar uma criação. Você se sente animado e grato por fazer parte de um evento que incentiva os futuros profissionais.  
O desafio de, a partir de um direcionamento, propor uma interpretação de um tema e acompanhar a evolução desse conceito é muito motivador. Gosto de perceber como ideias podem ser traduzidas por formas, cores e texturas. Os concursos são sempre muito enriquecedores, pois além de conhecimentos técnicos sobre a confecção das peças (como o comportamento de materiais, técnicas de modelagem e estruturação, sequências operacionais, etc), aprende-se muito sobre o trabalho em equipe e também sobre si mesmo. Participar de eventos como o Paraná Criando Moda exercita a capacidade de resiliência e nos treina para a resolução de problemas. Resolvi participar do concurso, pois considero uma ótima oportunidade para mostrar meu trabalho e aprimorar aptidões.

Esse projeto terá grande peso na construção do meu portfólio. Os canais de mídia disponibilizados pelo concurso propiciam uma visibilidade muito importante para profissionais ingressantes no mercado. Os contatos feitos durante todo o processo e os aprendizados adquiridos levam, com certeza, a um grande amadurecimento profissional e pessoal.

Faço estágio na empresa Esperanza Moda Feminina, especializada no segmento moda festa, que produz artesanalmente vestidos, prontos para a venda e sob medida. Tem sido uma experiência maravilhosa e gostaria de agradecer a toda equipe pelo apoio.


Após formado, pretendo dar continuidade aos meus estudos e ingressar no mercado de trabalho. A área de figurinos sempre me interessou e trabalhar junto a companhias de teatro pode ser uma possibilidade.  Em paralelo, gostaria de me dedicar também ao desenvolvimento de estampas e design de acessórios.  Esses aprendizados servirão como base para um plano futuro: gerenciar o setor de pesquisa e criação da minha própria marca.