REGULAMENTO
15ª Edição
1. COMISSÃO ORGANIZADORA
Comissão composta por representantes do SINDVEST. Compete a esta
Comissão idealizar, realizar, estruturar, divulgar e fornecer informações a
cerca deste Concurso.
2. PARTICIPANTES
Podem participar escolas, faculdades e universidades, de nível técnico
e graduação de quaisquer instituições de ensino paranaense, que ministram
cursos nas áreas de Moda.
A instituição de ensino deverá participar com 03 (três) projetos, sendo
cada proposta de um aluno, com idade mínima de 18 anos, matriculado
regularmente em cursos nas áreas de Moda. A instituição de ensino é responsável
pelos projetos enviados, bem como, por garantir a autenticidade dos mesmos.
Os participantes que promoverem qualquer tipo de fraude serão eliminados
do concurso, podendo ainda responder às ações nas áreas cíveis e criminais.
Contestações sobre as propostas inscritas só serão aceitas se
realizadas formalmente, com a identificação do autor, até quatro dias antes do
desfile final.
3. TEMÁTICA
A Dança Urbana – Theatrum mundi
Estamos imersos na
fluidez das cidades. Fazemos parte de diversos pontos que se ligam, se chocam e
se misturam a todo momento. Em meio a esse conjunto (des)ordenado, a rua e seus
movimentos complexos abrem as cortinas
para o balé das calçadas, repleto de improvisações.
As cadeiras para o espetáculo estão próximas aos meios fios,
ora ocupadas, ora vazias. Os dançarinos somos nós e o cenário não é possível
nomear, pois são infinitos. A trilha sonora contém o grave da construção e o
agudo do bem-te-vi. O figurino assume multifaces como platôs que se
comunicam.
Não sabemos quando
a dança começou e nem quando a cortina se fechará, nossa cidade é um imenso
palco de um espetáculo... Sem intervalos.
Como um dançarino,
às vezes erramos o passo, mas, sem perder o ritmo, continuamos em cena. Nossa
roupa se torna uma extensão de nossos movimentos e acompanha a mutação do show
da vida. O que vestimos está no compasso, no arranjo, no balanço da música, e
vai se adaptando à dança urbana.
4. PROJETO
Os projetos deverão ser originais e inéditos. Isto é, todas as peças
que compõem os looks deverão ser criadas pelos participantes e não poderão ter
sido utilizadas anteriormente.
Todo o projeto deve ser apresentado em prancha de papel panamá ou qualquer
outro papel com gramatura superior a 350 g/m2, em formato A4 (21,0cm x
29,7cm) e deverá conter: 1 (uma) prancha para “Tema e Conceito”, 1 (uma) prancha
para “Cartela de Cores, Tecidos e Materiais”, 1 (uma) prancha para o “Croqui Conceitual”
e 1 (uma) prancha para o “Croqui Comercial”. Totalizando quatro pranchas.
Os projetos deverão ser desenvolvidos considerando os seguintes
critérios:
4.1 Tema e Conceito do Projeto
Desenvolvido
Deverá ser entregue um texto,
justificando a proposta, desenvolvido entre 250 e 300 palavras, em fonte Arial,
corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5.
4.2 Cartela de Cores, Tecidos e
Materiais
Para desenvolvimento do projeto,
podem ser utilizadas quantidades e propriedades livres de tecidos, cores e
aviamentos (Ex: botões, contas, metais, etc) que deverão ser representados e
identificados com nome e propriedades técnicas.
4.3 Croquis
O projeto deve conter duas
propostas, sendo um croqui conceitual e um croqui comercial, cada um
apresentado em prancha individual.
Os croquis deverão ser
apresentados em frente e costas. Serão aceitos croquis desenvolvidos em
softwares gráficos ou desenho manual. Entregar somente cópia colorida de boa
qualidade, o original deverá permanecer com o candidato.
Considera-se conceitual e comercial
as seguintes definições:
·
CONCEITUAL: Essência da coleção. Reflete a fonte
de inspiração da pesquisa realizada.
·
COMERCIAL: Releitura da “Conceitual”. Peças
passíveis de reprodução em série e usuais.
5. ENTREGA DOS PROJETOS
A entrega dos Projetos deverá ser realizada pela instituição de ensino
que o aluno está matriculado, que enviará o projeto de cada participante
considerando os seguintes critérios:
a)
01 (um) projeto finalizado (conforme item 04 desse
regulamento) dentro de um envelope aberto de formato compatível, sem qualquer
tipo de identificação.
b)
Anexar o formulário de inscrição corretamente
preenchido junto à documentação solicitada em um envelope separado, lacrado,
sem nenhum tipo de identificação, que deve ser colocado dentro do envelope com
o projeto finalizado.
6. FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
O formulário de inscrição está disponível no site do Concurso www.paranacriandomoda.com.br. Para
a inscrição ser válida o aluno deverá preencher corretamente todos os campos do
formulário e anexar cópias do RG, CPF e Certidão de Matrícula.
7. INSCRIÇÕES
Os projetos deverão ser entregues ou enviados para o SINDVEST, no dia 14
de setembro de 2015. Não serão aceitos projetos fora dessas datas.
a)
Em caso de projetos enviados pelo Correio, estes
devem ser postados via SEDEX e a data de postagem deve estar dentro do
prazo de entrega (14 de setembro de 2015).
8. IDENTIFICAÇÃO DOS PROJETOS
No ato da inscrição, a Comissão Organizadora entregará à instituição um
protocolo confirmando a entrega dos projetos.
No caso de inscrições enviadas via Correio, deverá constar um envelope
com o endereço do remetente, devidamente selado para que o mesmo possa receber
o protocolo via Correio.
9. BANCA DE SELEÇÃO
Uma Comissão Técnica formada por profissionais da área de moda irão
avaliar as propostas e selecionarão os projetos que irão se apresentar no
desfile final. Esta Banca tem autonomia para escolher entre 10 e 12 finalistas,
sendo um de cada instituição, desde que esteja dentro dos parâmetros atribuídos
por este regulamento. Caso o número de instituições inscritas seja inferior a
10, mais de um projeto poderá ser selecionado da mesma instituição. A Banca de Seleção levará em consideração os
Critérios de Avaliação citados abaixo. Contudo, a decisão deste grupo é
soberana, sem que seja devido qualquer tipo de explicação ou
indenização.
9.1 Critérios de Avaliação
a)
Fidelidade ao regulamento;
b)
Coerência entre tema e proposta;
c)
Qualidade de apresentação da proposta;
d)
Grau de Criatividade e Inovação;
e)
Viabilidade de Confecção dos looks;
f)
Usabilidade das peças comerciais;
g)
Qualidade da pesquisa realizada.
10. DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS
A comissão organizadora divulgará o nome do finalista e da instituição de
ensino que ele representa no dia 18 de setembro de 2015.
11. ENTREGA DOS PROJETOS FINALIZADOS
Cada finalista confeccionará as 02 (duas)
propostas, correspondendo a 01 look conceitual e 01 look comercial. A confecção
dos looks é de total responsabilidade do candidato e da instituição de ensino
que representa, devendo corresponder fielmente à proposta apresentada em papel.
A Comissão Organizadora do concurso disponibilizará
R$ 300,00 (trezentos Reais) para cada participante classificado a título de
colaboração nas despesas. O valor será entregue aos participantes até dia 26 de
novembro de 2015.
Os looks confeccionados, incluindo todos os acessórios (sapatos,
chapéu, peruca, etc), deverão ser entregues no dia 17 de novembro de 2015 para
a realização da Banca Técnica. Em caso de propostas enviadas pelo Correio, deverá
ser feito via SEDEX e a data de postagem deve estar dentro do prazo de
entrega (17 de novembro de 2015).
Não serão aceitas as propostas incompletas ou fora da data estipulada
para entrega, estando estas desclassificadas.
12. BANCA TÉCNICA
A Banca Técnica será composta por 05 (cinco) profissionais que formarão
uma nota de caráter técnico que será somada à nota da Comissão Julgadora no dia
do desfile. Esta banca será composta por profissionais das áreas de Moda,
Design e Confecção entre outros. A Banca Técnica é soberana, não cabendo
qualquer recurso ou impugnação às suas decisões.
13.1 Critérios de Avaliação
a)
Qualidade do acabamento;
b)
Coerência entre a proposta original e os looks
confeccionados;
c)
Harmonia entre as peças;
d)
Ergonomia e Modelagem;
13.
COMISSÃO JULGADORA
A Comissão Julgadora será
formada por até 5 (cinco) jurados, escolhidos pela Comissão Organizadora, entre
jornalistas, profissionais da moda e formadores de opinião.
Compete a esta Comissão
classificar, por meio de notas e critérios pré-determinados as propostas
apresentadas pelos finalistas durante o desfile final. As notas da Comissão
Julgadora serão somadas às notas da Banca Técnica, classificando, assim, os 03
(três) vencedores do concurso, compreendendo primeiro, segundo e terceiro
lugar. A Comissão Julgadora é soberana, sendo certo que da sua decisão não
caberá qualquer recurso ou impugnação.
Critérios de Avaliação
a)
Qualidade da apresentação;
b)
Criatividade;
c)
Adequação ao tema;
14. PREMIAÇÃO
1.º Lugar: Troféu / R$10.000,00 / Certificado de participação;
2.º Lugar: Troféu / R$5.000,00 / Certificado de participação;
3.º Lugar: Troféu / R$3.000,00 / Certificado de participação;
15. CALENDÁRIO
Etapa
|
Período
|
Horário
|
Entrega de
Trabalhos
|
14 de
setembro de 2015
|
8h às 12h
13h30 às 17h
|
Banca de
Seleção
|
18 de setembro
de 2015
|
8h à 12h
|
Divulgação
dos finalistas
|
18 de
setembro de 2015
|
17h
|
Entrega dos
Looks confeccionados
|
17 de
novembro 2015
|
8h às 12h
13h30 às 17h
|
Banca Técnica
|
23 de
novembro de 2015
|
13h30 às
17h30
|
Desfile,
Avaliação Final e Premiação.
|
26 de novembro
de 2015
|
20h
|
17. CONSIDERAÇÕES FINAIS
a) Os
projetos inscritos não serão devolvidos.
b) Os looks
dos três primeiros colocados ficarão em posse do SINDVEST.
c) A
comissão organizadora se reserva o direito de realizar exposições em locais
públicos, bem como fotografar as propostas, utilizando-as em materiais gráficos
promocionais, em publicidade ou em qualquer forma de divulgação.
d) Serão
desconsideradas e desclassificadas as inscrições ou projetos que não estiverem
de acordo com este regulamento.
e) Os casos
omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
f)
Não serão aceitas inscrições de pessoas envolvidas
na Comissão Organizadora.
g) As
decisões da Comissão Organizadora são soberanas e não são passiveis de recurso.
h) No
ato de inscrição deste Concurso,
os candidatos confirmam a compreensão e aceitação de todos os termos e
condições deste Regulamento.