Estudante paranaense leva moda brasileira às passarelas italianas

by 11:27 0 Pitacos
 Itália será palco para a moda brasileira por meio do estudante de moda da UNIPAR, Robson Oriole, vencedor do 12º Concurso Paraná Criando Moda


Como prêmio da 12º Edição do Concurso Paraná Criando Moda, realizado pelo Sindvest (Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá) em 2012, com o tema “Itália - à moda da casa”, Robson Oriole ganhou uma viagem para a Itália para participar do Concurso Riccione Moda Itália 2013 (RMI), e neste mês, o estudante embarca rumo à cidade europeia para participar do desfile.

O concurso RMI 2013 na 23º edição, será realizado entre os dias 15 e 21 de julho na cidade de Riccione, que já é símbolo da moda italiana, e reunirá as energias criativas de jovens de escolas e institutos públicos e privados de moda, arte, estilo e design, onde o estudante brasileiro fará parte e representará o Brasil.

O evento oferece às empresas a criatividade de jovens talentos em design e ao mesmo tempo, propõe aos estudantes a oportunidade de ser reconhecido internacionalmente e começar sua própria carreira profissional. Segundo os organizadores do RMI, o evento de moda atende as necessidades das indústrias da moda mundial.

Com a coleção inspirada em Veneza, Oriole conquistou o italiano Roberto Corbelle, Diretor Artístico do Concurso Riccione Moda Itália e Diretor da CNA Federmoda da Região Emilia-Romagna (Itália), participante da banca julgadora do Paraná Criando Moda. O mote principal da  coleção desenvolvida pelo jovem foi a casa Deo Bepi, localizada na Ilha de Burano. Segundo Oriole, “o domicílio de paredes surradas, porém resistentes, apresenta formas psicodélicas e uma enorme diversidade de cores, que justifica a utilização do corano texturizado em minhas peças”.


Para novo talento da moda paranaense, participar do Riccione Moda Itália é a realização de um sonho. “Para mim está sendo uma honra participar, pois a Itália é berço de estilistas mundiais consagrados e permite compartilhar experiências e aprender coisas novas”, argumentou Oriole.

Além da oportunidade de desfilar na Itália, ele foi contemplado com 7 mil reais, um curso de design de moda na Kaledo Style, oferecido pela Lectra e a assinatura de seis meses no portal Usefashion.


Este ano o Concurso Paraná Criando Moda está na 13º edição e a fase final acontecerá no dia 30 de Outubro. O tema “É brasileira a maior festa popular do mundo!” desafia os novos designers a traduzir a Mais informações no site oficial do evento www.paranacriandomoda.com.br e no blog www.paranacriandomoda.blogspot.com.br