Regulamento - 12ª edição

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1. COMISSÃO ORGANIZADORA
Comissão composta por representantes do SINDVEST. Compete a esta Comissão idealizar, realizar, estruturar, divulgar e fornecer informações a cerca deste concurso.

2. PARTICIPANTES
Podem participar escolas, faculdades e universidades, de nível técnico, graduação e pós-graduação de quaisquer instituições de ensino paranaense, que ministram cursos nas áreas de Moda, Design ou Confecção.
A instituição de ensino deverá participar com 02 (dois) projetos, de alunos com idade mínima de 18 anos, matriculado regularmente em cursos de Moda, Design ou Confecção. Os projetos passarão por uma banca de seleção que irá escolher ao menos um projeto de cada instituição. Desta forma, toda a instituição inscrita, dentro dos parâmetros atribuídos por este regulamento, estará presente no desfile final.
A instituição de ensino é responsável pelos projetos enviados, bem como, por garantir a autenticidade dos mesmos.
Os participantes que promoverem qualquer tipo de fraude serão eliminados do concurso, podendo ainda responder a ações nas áreas cíveis e criminais. Contestações sobre as propostas inscritas só serão aceitas se realizadas formalmente, com a identificação do autor até quatro dias antes do desfile final.

3. TEMÁTICA



4. PROJETO
A instituição de ensino deverá enviar 02 (dois) projetos originais e inéditos. Isto é, todas as peças que compõem os looks deverão ser criadas pelos participantes e não poderão ter sido utilizadas anteriormente.
Todo o projeto deve ser apresentado em prancha de papel panamá ou qualquer outro papel com gramatura superior a 350 g/m2, em formato A4 (21,0cm x 29,7cm) e deverá conter: 1 (uma) prancha para “Tema e Conceito”, 1 (uma) prancha para “Cartela de Cores, Tecidos e Aviamentos”, 1 (uma) prancha para o “Croqui Conceitual” e 1 (uma) prancha para o “Croqui Comercial”. Totalizando quatro pranchas.
Os projetos deverão ser desenvolvidos considerando os seguintes critérios:

4.1 Tema e Conceito do Projeto Desenvolvido
Deverá ser entregue um texto, justificando a proposta, desenvolvido entre 250 e 300 palavras, em fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5.

4.2 Cartela de Materiais e Cores
Para desenvolvimento do projeto, podem ser utilizadas quantidades e propriedades livres de tecidos, cores e aviamentos (Ex: botões, contas, metais, etc) que deverão ser representados e identificados com nome e propriedades técnicas.

4.3 Croquis
O projeto deve conter duas propostas, sendo um croqui conceitual e um croqui comercial, cada um apresentado em prancha individual. Lembrando que o comercial deverá ser uma releitura do conceitual.
Os croquis deverão ser apresentados em frente e costas. Serão aceitos croquis desenvolvidos em softwares gráficos. Entregar somente cópia colorida de boa qualidade, o original deverá permanecer com o candidato.

5. ENTREGA DOS PROJETOS
Cada instituição de ensino enviará os projetos de cada participante considerando os seguintes critérios:
a) 01 (um) projeto finalizado (conforme item 04 desse regulamento) dentro de um envelope aberto de formato compatível, sem qualquer tipo de identificação.
b) Anexar o formulário de inscrição corretamente preenchido junto à documentação solicitada em um envelope separado, lacrado, sem nenhum tipo de identificação, que deve ser colocado dentro do envelope com o projeto finalizado.

6. FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
O formulário de inscrição está disponível no site do Concurso www.paranacriandomoda.com.br.
Para a inscrição ser válida o aluno deverá preencher corretamente todos os campos do formulário e anexar cópias do RG, CPF e Certidão de Matrícula.

7. INSCRIÇÕES
Os projetos deverão ser entregues ou enviados para o SINDVEST, no dia 03 de setembro de 2012. Não serão aceitos projetos fora dessas datas.
a) Em caso de projetos enviados pelo Correio, estes devem ser postados via SEDEX e a data de postagem deve estar dentro do prazo de entrega (03 de setembro de 2012).

8. IDENTIFICAÇÃO DOS PROJETOS
No ato da inscrição, a Comissão Organizadora entregará à instituição um protocolo confirmando a entrega dos projetos.
No caso de inscrições enviadas via Correio, deverá constar um envelope com o endereço do remetente, devidamente selado para que o mesmo possa receber o protocolo via Correio.

9. BANCA DE SELEÇÃO
Uma Comissão Técnica formada por profissionais da área de moda irão avaliar as propostas e selecionarão ao menos 01 (um) dos projetos inscritos por cada instituição de ensino. Caso não haja ao menos 10 instituições inscritas, a Banca de Seleção irá escolher o número de projetos que complete a quantidade mínima de 10 finalistas. Isto é, existe a possibilidade de haver dois finalistas por instituição de ensino. A Banca de Seleção levará em consideração os Critérios de Avaliação citados abaixo. Contudo, a decisão deste grupo é soberana, sem que seja devido qualquer tipo de explicação ou indenização.

9.1 Critérios de Avaliação
a) Fidelidade ao regulamento;
b) Adequação ao tema;
c) Coerência entre tema e conceito;
d) Forma de Apresentação;
e) Criatividade;
f) Viabilidade de Confecção dos looks;
g) Materiais e inovação;
h) Pesquisa.

10. DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS
A comissão organizadora divulgará o nome do finalista e da instituição de ensino que ele representa no dia 11 de setembro.
a) Os croquis estarão disponíveis para consulta no site do Concurso (www.paranacriandomoda.com.br) durante o período de 13 de setembro a 25 de outubro de 2012.
11. ENTREGA DOS PROJETOS FINALIZADOS
Cada finalista confeccionará as 02 (duas) propostas, correspondendo a 01 look conceitual e 01 look comercial. A confecção dos looks é de total responsabilidade do candidato e da instituição de ensino que representa, devendo corresponder fielmente à proposta apresentada em papel.
A Comissão Organizadora do concurso disponibilizará R$ 300,00 (trezentos Reais) para cada participante classificado a título de colaboração nas despesas. O valor será entregue aos participantes no dia 31 de outubro.
Os looks confeccionados, incluindo todos os acessórios (sapatos, chapéu, peruca, etc), deverão ser entregues no dia 22 de outubro de 2012 para a realização da Banca Técnica. Em caso de propostas enviadas pelo Correio, deverá ser feito via SEDEX e a data de postagem deve estar dentro do prazo de entrega (22 de outubro de 2012).
Não serão aceitas as propostas incompletas, estando estas desclassificadas.

12. BANCA TÉCNICA
A Banca Técnica será composta por 05 (cinco) profissionais que formarão uma nota de caráter técnico que será somada à nota da Comissão Julgadora no dia do desfile. Esta banca será composta por profissionais das áreas de Moda, Design e Confecção entre outros. A Banca Técnica é soberana, não cabendo qualquer recurso às suas decisões.

12.1 Critérios de Avaliação
a) Acabamento;
b) Coerência entre a proposta original e os looks confeccionados;
c) Harmonia entre as peças;
d) Modelagem;

13. COMISSÃO JULGADORA
A Comissão será composta por profissionais das áreas de Moda, Arte, Design, Jornalismo e Confecção, entre outros. Compete a esta comissão classificar, por meio de notas e critérios pré-determinados as propostas apresentadas pelos finalistas durante o desfile final.
As notas da Comissão Julgadora serão somadas às notas da Banca Técnica, classificando, assim, os 03 (três) vencedores do concurso, compreendendo primeiro lugar, segundo lugar e terceiro lugar. A Comissão Julgadora é soberana, não cabendo qualquer recurso às suas decisões.

13.1 Critérios de Avaliação
a) Apresentação;
b) Criatividade;
c) Adequação ao tema;
14. PREMIAÇÃO
1.º Lugar: Troféu / R$7.000,00 / Certificado de participação / Uma licença do programa de design de moda Kaledo Style, oferecido pela Lectra;
2.º Lugar: Troféu / R$5.000,00 / Certificado de participação;
3.º Lugar: Troféu / R$3.000,00 / Certificado de participação;

Todas as instituições de ensino, que tiverem finalistas nesta edição do Concurso, serão contempladas com a parceria Lectra Projeto Escola.

15. CALENDÁRIO
Entrega de Trabalhos: 3 de setembro de 2012 - 8h às 12h e 13h30 às 17h
Banca de Seleção: 10 de setembro de 2012 - 13h30 à 17h30
Divulgação dos finalistas: 11 de setembro de 2012 - 17h
Entrega dos Looks confeccionados: 22 de outubro de 2012 - 8h às 12h e 13h30 às 17h
Banca Técnica: 25 de outubro de 2012 - 13h30 às 17h30
Desfile, Avaliação Final e Premiação: 31 de outubro de 2012 - 20h30


16. CONSIDERAÇÕES FINAIS
a) Os projetos inscritos não serão devolvidos.
b) Os looks dos três primeiros colocados ficarão em posse do SINDVEST.
c) A comissão organizadora se reserva o direito de realizar exposições em locais públicos, bem como fotografar as propostas, utilizando-as em materiais gráficos promocionais, em publicidade ou em qualquer forma de divulgação.
d) Serão desconsideradas e desclassificadas as inscrições ou projetos que não estiverem de acordo com este regulamento.
e) Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
f) Não serão aceitas inscrições de pessoas envolvidas na Comissão Organizadora.
g) No ato de inscrição deste Concurso, os candidatos confirmam a compreensão e aceitação de todos os termos e condições deste Regulamento.