Diário do Finalista: Thaina de Oliveira Gonçalves

by 09:31 0 Pitacos
A estudante do terceiro ano do curso de Design de Moda da UEL resolveu participar do Concurso Paraná  Criando Moda depois do incentivo de uma professora. Para Thaina de Oliveira Gonçalves, participar deste evento é uma experiência que irá carregar para toda sua carreira.  “O que mais contará para mim é a experiência pessoal de passar por um processo como esse. A parte de criação, viabilização, produção, e todo o exercício que demanda a construção do projeto”, afirmou a estudante.

A universidade tem um papel muito importante para o finalista deste Concurso. Isto porque, o estudante passará por um processo novo de aprendizado, onde estará exposto a grandes momentos de pressão, tanto por estar concorrendo com outros estudantes de todo o Estado quanto pela obrigação de respeitar um deadline rigoroso e curto.

Thaina ressaltou o apoio que recebeu e ainda está recebendo da instituição onde estuda. Quando duas alunas da UEL foram selecionadas, todos se disponibilizaram a ajudar com orientações na modelagem, produção, estamparia e principalmente com a extensão de prazos de trabalhos paralelos.”
Quanto ao futuro, a estudante mantém um leque aberto de opções. “Penso em trabalhar na área de pesquisa de comportamento, consumo e tendências. Ou ainda com produção, fotografia, eventos, jornalismo, algo que envolva comunicação ou arte”.  

E então você recebe a notícia no meio do Colóquio de Moda, em Maringá. Não poderia ser em outra situação mais propícia. Depois dos parabéns e da euforia, a cabeça vai a mil, você já começa a pensar em como fazer tudo, o que precisa comprar, pra quais pessoas ligar, quais os prazos que deve cumprir. Calma!

A primeira etapa é respirar fundo e se organizar. Depois, mãos à obra. Juntar as amigas do peito, abastecer o estoque de café, separar suas músicas favoritas e mergulhar na atmosfera da coisa. Aí não dá mais para parar de pensar nisso, falar disso! Em casa, no facebook, no bar. E as pessoas a sua volta vão se envolvendo. Os amigos, pais, colegas de república. A casa se reorganiza (ou desorganiza) em função da produção. Aeu quarto, a sala, a cozinha, tudo começa a ter uma lógica própria.

Então, começam os testes, você vai mudando e reconfigurando tudo o tempo todo. Os dias vão passando e o cansaço começa a bater junto com uma pontinha de ansiedade devido o prazo que vai se esgotando. Aí você começa a trocar o dia pela noite, ninguém mais te vê na balada, as olheiras surgem e a bagunça toda começa a tomar forma.


O resultado começa a aparecer e então o ânimo volta, a vontade de ver tudo pronto, e logo. Você percebe que o mês passou voando e aí a ansiedade aumenta novamente. Não só para ver o resultado de todo trabalho, mas pela vontade de um outro sentimento. Um que você sabe que vai sentir e que será como um alívio, orgulho, satisfação, ou todos eles juntos. Sabe que virá em breve e que terá valido muito a pena. 


Boa sorte, Thaina!