REGULAMENTO
14ª Edição
1. COMISSÃO ORGANIZADORA
Comissão composta por representantes do SINDVEST. Compete a esta
Comissão idealizar, realizar, estruturar, divulgar e fornecer informações a
cerca deste Concurso.
2. PARTICIPANTES
Podem participar escolas, faculdades e universidades, de nível técnico
e graduação de quaisquer instituições de ensino paranaense, que ministram
cursos nas áreas de Moda.
A instituição de ensino poderá participar com até 03 (três) projetos, sendo
cada proposta de um aluno, com idade mínima de 18 anos, matriculado
regularmente em cursos nas áreas de Moda. Os projetos passarão por uma banca de
seleção que irá escolher ao menos um projeto de cada instituição, desde que
esteja dentro dos parâmetros atribuídos por este regulamento. A instituição de
ensino é responsável pelos projetos enviados, bem como, por garantir a
autenticidade dos mesmos.
Os participantes que promoverem qualquer tipo de fraude serão eliminados
do concurso, podendo ainda responder às ações nas áreas cíveis e criminais.
Contestações sobre as propostas inscritas só serão aceitas se
realizadas formalmente, com a identificação do autor, até quatro dias antes do
desfile final.
3. TEMÁTICA
Ceda
à seda
Esta edição propõe enaltecer a seda,
mais nobre das fibras têxteis e reconhecida em todo mundo pela sua
sofisticação. A quebra do paradigma de que o custo elevado do tecido impede sua
utilização por pequenas e médias empresas é um dos vetores a serem trabalhados,
pois o evento pretende sensibilizar os empresários e criadores para a
"adoção" da seda em suas coleções, como forma de fornecer à industria
de confecção paranaense a diferenciação necessária, agregando valor às marcas e
à reputação de alta qualidade da confecção paranaense. Colaborando assim, para
o fortalecimento da imagem da confecção do Paraná em diferentes partes do
Brasil e do mundo. O Paraná tem algo único em relação à seda: é aqui, no
noroeste do Estado, que se encontra o Vale da Seda – a região que mais produz
seda em todo o Ocidente.
4. PROJETO
Os projetos deverão ser originais e inéditos. Isto é, todas as peças
que compõem os looks deverão ser criadas pelos participantes e não poderão ter
sido utilizadas anteriormente.
Todo o projeto deve ser apresentado em prancha de papel panamá ou
qualquer outro papel com gramatura superior a 350 g/m2, em formato A4
(21,0cm x 29,7cm) e deverá conter: 1 (uma) prancha para “Tema e Conceito”, 1
(uma) prancha para “Cartela de Cores, Tecidos e Materiais”, 1 (uma) prancha para
o “Croqui Conceitual” e 1 (uma) prancha para o “Croqui Comercial”. Totalizando
quatro pranchas.
Os projetos deverão ser desenvolvidos considerando os seguintes
critérios:
4.1 Tema e Conceito do Projeto
Desenvolvido
Deverá ser entregue um texto,
justificando a proposta, desenvolvido entre 250 e 300 palavras, em fonte Arial,
corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5.
4.2 Cartela de Cores, Tecidos e
Materiais
De acordo com o tema desta edição,
todos os projetos deverão ser desenvolvidos utilizando a seda (veja item 4.2.1), que deve corresponder a 80% dos
tecidos usados na produção dos looks. Além deste, podem ser utilizados outros
tecidos, materiais e aviamentos que deverão ser representados e identificados.
4.2.1 Seda
Os alunos deverão, obrigatoriamente, utilizar tecidos em seda em suas
produções, que deve corresponder, no mínimo, a 80% da proposta. Para isto, o
evento irá disponibilizar o total de até 10 (dez) metros do tecido para cada
finalista, da seguinte maneira: o estudante poderá utilizar a metragem total (de
até dez metros) em tecido liso off-white ou divido com opções coloridas e
estampadas, desde que cada uma não ultrapasse a medida de cinco metros cada.
Isto é, podem ser escolhidos mais de um tipo tecido em seda, contanto que o
montante final some até 10 (dez) metros. As amostras dos tecidos disponíveis
serão encaminhadas para as instituições de ensino e os alunos deverão incluir as
referências dos tecidos escolhidos, bem como a metragem a ser utilizada de cada
um de acordo com os croquis apresentados.
4.3 Croquis
O projeto deve conter duas
propostas, sendo um croqui conceitual e um croqui comercial, cada um
apresentado em prancha individual.
Os croquis deverão ser
apresentados em frente e costas. Serão aceitos croquis desenvolvidos em
softwares gráficos ou desenho manual. Entregar somente cópia colorida de boa
qualidade, o original deverá permanecer com o candidato.
Considera-se conceitual e comercial
as seguintes definições:
·
CONCEITUAL: Essência da coleção. Reflete a fonte
de inspiração da pesquisa realizada.
·
COMERCIAL: Releitura da “Conceitual”. Peças
passíveis de reprodução em série e usuais.
5. ENTREGA DOS PROJETOS
A entrega dos Projetos deverá ser realizada pela instituição de ensino
que o aluno está matriculado, que enviará o projeto de cada participante
considerando os seguintes critérios:
a)
01 (um) projeto finalizado (conforme item 04 desse
regulamento) dentro de um envelope aberto de formato compatível, sem qualquer
tipo de identificação.
b)
Anexar o formulário de inscrição corretamente
preenchido junto à documentação solicitada em um envelope separado, lacrado,
sem nenhum tipo de identificação, que deve ser colocado dentro do envelope com
o projeto finalizado.
6. FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
O formulário de inscrição está disponível no site do Concurso www.paranacriandomoda.com.br. Para
a inscrição ser válida o aluno deverá preencher corretamente todos os campos do
formulário e anexar cópias do RG, CPF e Certidão de Matrícula.
7. INSCRIÇÕES
Os projetos deverão ser entregues ou enviados para o SINDVEST, no dia 08
de setembro de 2014. Não serão aceitos projetos fora dessas datas.
a)
Em caso de projetos enviados pelo Correio, estes
devem ser postados via SEDEX e a data de postagem deve estar dentro do
prazo de entrega (08 de setembro de 2014).
8. IDENTIFICAÇÃO DOS PROJETOS
No ato da inscrição, a Comissão Organizadora entregará à instituição um
protocolo confirmando a entrega dos projetos.
No caso de inscrições enviadas via Correio, deverá constar um envelope
com o endereço do remetente, devidamente selado para que o mesmo possa receber
o protocolo via Correio.
9. BANCA DE SELEÇÃO
Uma Comissão Técnica formada por profissionais da área de moda irão
avaliar as propostas e selecionarão os projetos que irão se apresentar no
desfile final. Esta Banca tem autonomia para escolher entre 10 e 12 finalistas.
A Banca de Seleção levará em
consideração os Critérios de Avaliação citados abaixo. Contudo, a decisão
deste grupo é soberana, sem que seja devido qualquer tipo de
explicação ou indenização.
9.1 Critérios de Avaliação
a)
Fidelidade ao regulamento;
b)
Coerência entre tema e proposta;
c)
Qualidade de apresentação da proposta;
d)
Grau de Criatividade e Inovação;
e)
Viabilidade de Confecção dos looks;
f)
Usabilidade das peças comerciais;
g)
Qualidade da pesquisa realizada.
10. DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS
A comissão organizadora divulgará o nome do finalista e da instituição de
ensino que ele representa no dia 12 de setembro de 2014.
11. ENVIO DOS TECIDOS EM SEDA
A Comissão Organizadora do Concurso encaminhará ao
coordenador (a) de cada instituição de ensino, com aluno selecionado, os
tecidos em seda de acordo com a proposta apresentada pelo finalista.
Os tecidos serão encaminhados dentro
de um prazo de até 10 dias após a divulgação dos finalistas.
12. ENTREGA DOS PROJETOS FINALIZADOS
Cada finalista confeccionará as 02 (duas)
propostas, correspondendo a 01 look conceitual e 01 look comercial. A confecção
dos looks é de total responsabilidade do candidato e da instituição de ensino
que representa, devendo corresponder fielmente à proposta apresentada em papel.
A Comissão Organizadora do concurso
disponibilizará R$ 300,00 (trezentos Reais) para cada participante classificado
a título de colaboração nas despesas. O valor será entregue aos participantes no
dia 27 de novembro de 2014.
Os looks confeccionados, incluindo todos os acessórios (sapatos,
chapéu, peruca, etc), deverão ser entregues no dia 17 de novembro de 2014 para
a realização da Banca Técnica. Em caso de propostas enviadas pelo Correio, deverá
ser feito via SEDEX e a data de postagem deve estar dentro do prazo de
entrega (17 de novembro de 2014).
Não serão aceitas as propostas incompletas ou fora da data estipulada
para entrega, estando estas desclassificadas.
13. BANCA TÉCNICA
A Banca Técnica será composta por 05 (cinco) profissionais que formarão
uma nota de caráter técnico que será somada à nota da Comissão Julgadora no dia
do desfile. Esta banca será composta por profissionais das áreas de Moda,
Design e Confecção entre outros. A Banca Técnica é soberana, não cabendo
qualquer recurso ou impugnação às suas decisões.
13.1 Critérios de Avaliação
a)
Qualidade do acabamento;
b)
Coerência entre a proposta original e os looks
confeccionados;
c)
Harmonia entre as peças;
d)
Ergonomia e Modelagem;
14.
COMISSÃO JULGADORA
A Comissão Julgadora será
formada por até 5 (cinco) jurados, escolhidos pela Comissão Organizadora, entre
jornalistas, profissionais da moda e formadores de opinião.
Compete a esta Comissão
classificar, por meio de notas e critérios pré-determinados as propostas
apresentadas pelos finalistas durante o desfile final. As notas da Comissão
Julgadora serão somadas às notas da Banca Técnica, classificando, assim, os 03
(três) vencedores do concurso, compreendendo primeiro, segundo e terceiro
lugar. A Comissão Julgadora é soberana, sendo certo que da sua decisão não
caberá qualquer recurso ou impugnação.
Critérios de Avaliação
a)
Qualidade da apresentação;
b)
Criatividade;
c)
Adequação ao tema;
15. PREMIAÇÃO
1.º Lugar: Troféu / R$7.000,00 / Certificado de participação;
2.º Lugar: Troféu / R$5.000,00 / Certificado de participação;
3.º Lugar: Troféu / R$3.000,00 / Certificado de participação;
16. CALENDÁRIO
Etapa
|
Período
|
Horário
|
Entrega de
Trabalhos
|
08 de
setembro de 2014
|
8h às 12h
13h30 às 17h
|
Banca de
Seleção
|
12 de
setembro de 2014
|
8h à 12h
|
Divulgação
dos finalistas
|
12 de setembro
de 2014
|
17h
|
Entrega dos
Looks confeccionados
|
17 de
novembro 2014
|
8h às 12h
13h30 às 17h
|
Banca Técnica
|
21 de
novembro de 2014
|
13h30 às
17h30
|
Desfile,
Avaliação Final e Premiação.
|
27 de
novembro de 2014
|
20h
|
17. CONSIDERAÇÕES FINAIS
a) Os
projetos inscritos não serão devolvidos.
b) Os looks
dos três primeiros colocados ficarão em posse do SINDVEST.
c) A
comissão organizadora se reserva o direito de realizar exposições em locais
públicos, bem como fotografar as propostas, utilizando-as em materiais gráficos
promocionais, em publicidade ou em qualquer forma de divulgação.
d) Serão
desconsideradas e desclassificadas as inscrições ou projetos que não estiverem
de acordo com este regulamento.
e) Os casos
omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
f)
Não serão aceitas inscrições de pessoas envolvidas
na Comissão Organizadora.
g) As
decisões da Comissão Organizadora são soberanas e não são passiveis de recurso.
h) No
ato de inscrição deste Concurso,
os candidatos confirmam a compreensão e aceitação de todos os termos e
condições deste Regulamento.